Descobri o que não gosto. "Achismos", verdades prontas, opiniões formadas e taxativas, juízos contra terceiros, principalmente quando estes não estão presentes. As frases que me dão agulhadas nas veias: "Minha mãe diz assim:- (e começa a ladainha), ou: "Não, não, não, NÃO É assim!( e se põe a alardear a SUA verdade ABSOLUTA", ou: "na bíblia diz assim...", ou ainda "EU SOU assim..."
Estas frases estragam qualquer conversa. Sinto um aperto nas têmporas com as verdades prontas. Uma espécie de vertigem, desejo de sumir dali para não precisar ouví-las. Aversão pela pessoa que a está proferindo, pela pequenez de seu universo.
Como é bom conversar com pessoas que SABEM que não sabemos nada. Que trocamos idéias conforme nossas experiências de vida, e que ninguém carrega a verdade consigo, quer dentro de uma bíblia, quer num livro oriental, quer nas palavras de seus antepassados...
Por isto, me desculpem, se ao seu lado, eu sou tão calada... é perigoso tirar a trava da boca de algumas pessoas, e eu evito aborrecer-me.
Gosto sim, de conversar com sábios, e sábio é aquele que sabe que nada sabe, ele ao falar, evidencia que reconhece a ignorância de todos os seres humanos, inclusive a sua própria. E ao te ouvir, ele reconhece que, vc está falando sobre suas experiências e o modo como as absorveu, e não impondo sua idéia. O tolo, fanático, e os formadores de opiniões, pensam que, cada idéia que vc expõe, está como ele, impondo-as. Ele não sabe trocar idéias, comentar sobre as coisas da vida, sem falar da SUA verdade. Nestes casos, prefiro a solidão, porque no silencio se não reina a verdade, não me obrigam às mentiras e ilusões. Basta a mim as minhas próprias, que as sei mutáveis, falíveis, e incompletas, por isto mesmo, não me apegando a elas, mas usando-as como um degrau para poder continuar questionando,pesquisando, descobrindo, mesmo que descobrindo que não podemos saber nada.( Ideny)
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário