sábado, 1 de setembro de 2007

DO TEU AMOR AO PRÓXIMO - Nietzsche

TELA DO QUERIDO AMIGO, ARTISTA PLÁSTICO, HENRY BRAND, de Belém do Pará:


COMENTÁRIOS DE IDENY SOBRE O TEXTO NIETZSCHEANO,ABAIXO.
Se escutásseis mais atenta e honestamente ao seu coração, perceberíeis quanta hipocrisia se mascara de vanglória, onde o ser humano engana a si mesmo,para envaidecer-se de si, e tentar esquecer sua "nudez"...( Ideny Ditzel Freitas)
* por nudez, entenda-se o ser despido de toda máscara consciente ou inconscientemente usada, para amenizar a imagem desfigurada dos humanos...


----------
TEXTO DE NIETZSCHE: "Vós outros andais muito solícitos em redor do próximo, e manifestai-o com belas palavras. Mas eu vos digo: o vosso amor ao próximo é vosso mau amor a vós mesmos.
Fugis de vós em busca do próximo, e quereis converter isso numa virtude: mas eu compreendo o vosso desinteresse.
Não vos suportai a vós mesmos e não vos quereis bastante, por isso desejais seduzir o próximo a que vos ame, e dourar-vos, com a sua ilusão.
Chamais uma testemunha quando quereis falar bem de vós e, logo que a haveis induzido a pensar bem da vossa pessoa, vós mesmos pensais bem da vossa pessoa.

Um vai até o próximo porque procura a si mesmo, outro o vai porque procura esquecer-se.
Do livro "Assim falou Zaratustra" F.Nietzsche
---------

Convenhamos, que este alemão "desnuda" bem mais as "intenções" e "ações" humanas, que eu... até me sinto bondosa para conosco,humanos, se comparada a quem pensou antes de mim tais coisas...rs

Nenhum comentário: